11/08/2009 14h13 Trabalho
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Prefeitura e Fundação AVSI apresentam Plano de Desenvolvimento Social

Olinda conhece esta tarde o Plano de Desenvolvimento Social do Projeto Comunidade Viva: A Pessoa no Centro do Desenvolvimento. A solenidade acontece auditório da Academia Santa Gertrudes, Alto da Misericórdia, no Carmo e conta com a participação de representantes de 80 entidades pesquisadas pela iniciativa, que realizou um estudo do mercado de trabalho e um diagnóstico socioeconômico das áreas de Passarinho, Caixa D’Água, Beberibe, Peixinhos, Azeitona e Varadouro.

O Projeto conta com recursos na ordem de R$ 2.430 milhões que serão investidos até 2010 no fortalecimento das organizações da sociedade civil e na promoção de trabalho e renda para jovens e adultos, com atenção particular à questão de gênero. O Comunidade Viva vai financiar projetos sociais das entidades locais e realizar reformas em equipamentos comunitários, capacitações e encontros formativos com as entidades. Prevê ainda a formação de um Fórum Interinstitucional, que visa articular ações de melhoria para a região, apontadas no Plano de Desenvolvimento.

Financiado pela União Európeia, o projeto é desenvolvido pela Fundação Italiana AVSI, junto à ONG CDM e ao Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Articulação Regional e à Prefeitura Municipal de Olinda, ambos através do programa Prometrópole.




Jornal do Commercio - Alexandre Moraes (interino)

Obras que nunca chegam - Publicado em 11.08.2009

A Secretaria Especial de Articulação Regional, sob o comando de João Paulo, recém-empossado secretário no governo Eduardo Campos, apresenta hoje diagnóstico realizado nas comunidades de Passarinho, Caixa D’Água, Beberibe, Peixinhos, Azeitona e Varadouro, em Olinda. Levantamento faz parte do Prometrópole e prevê a redução do índice de pobreza a partir da implantação de projetos de trabalho e renda. Ao todo, 77 entidades do município receberão investimentos para desenvolver atividades socioeconômicas com os moradores. O plano, feito em parceria com a Prefeitura de Olinda e Associação Voluntários Serviços Internacionais (AVSI), será divulgado às 13h30, no Alto da Sé. O lançamento da iniciativa será um das primeiras ações de João Paulo à frente da pasta. Sendo ex-prefeito do Recife e conhecedor do Prometrópole, o novo secretário também deveria aproveitar a oportunidade para dar a devida atenção à urbanização da Bacia do Beberibe e agilizar obras de saneamento, pavimentação, drenagem e habitação, atrasadas há anos. Nem sequer a revitalização das comunidades de Saramandaia e Capilé, em Campo Grande, um dos primeiros projetos do Prometrópole, foi concluída. Até hoje, milhares de habitantes da região estão à espera de novas moradias, equipamentos públicos e água encanada, numa situação de total exclusão social.

0 comentários:

Postar um comentário