Organizações avaliam e planejam formação em desenvolvimento institucional

23.02.2010 - Um encontro para avaliar os dois primeiros meses de oficinas com foco no desenvolvimento institucional e mobilização de recursos e planejar a próxima etapa da formação. Este foi o objetivo do evento realizado com 34 representantes de 25 organizações da sociedade civil participantes do Projeto Comunidade Viva, no dia 23, no Centro Tecnológico de Peixinhos, em Olinda.

Segundo as organizações, compreensão do papel institucional para o desenvolvimento local, sustentabilidade e saúde financeira para a instituição foram algumas das contribuições trazidas pela formação. Na prática, a formação também refletiu positivamente ao estimular as organizações a elaborarem projetos. Um destes foi o financiamento de 06 projetos promovido Comunidade Viva, lançado no ano passado e divulgado em fevereiro, no qual 33 organizações participaram.

Para a próxima etapa da formação - que terá duração de oito meses (março a outubro), com dois encontros mensais e assessoria por telefone e internet - foram definidos que orçamento, impostos, aspectos legais e papel da diretoria serão algumas temáticas a serem aprofundadas.

Formação – Elaborada após um estudo realizado durante quatro meses com 85 instituições da sociedade civil, a formação em desenvolvimento institucional tem como objetivo fortalecer o tecido social de Olinda. Com duração de 10 meses, a formação já passou pela etapa das oficinas teóricas na qual foram abordadas a missão, objetivos, elaboração de projetos e gestão administrativa e financeira. Nos próximos oito meses, serão realizadas oficinas para assessorar as organizações com as dificuldades encontradas para colocar em prática as questões abordadas nas oficinas teóricas.



0 comentários:

Postar um comentário