14.04.2010 - O programa de geração de trabalho e renda para 90 jovens e 150 adultos de Olinda do projeto Comunidade Viva formou sua primeira turma. Vinte e oito camareiras receberam certificados de camareiras em meios de hospedagem, após passarem 3 meses no SENAC numa qualificação de 160h que incluiu a prática em hotéis e pousadas da Região Metropolitana do Recife. A entrega dos certificados foi feita ontem no centro tecnológico do nascedouro de Peixinhos.Durante as visitas técnicas aos hotéis e pousadas as alunas vivenciaram o dia-a-dia da profissão e puderam entender os bastidores de um hotel. “No início, eu achei que ia ser muito difícil pelo tamanho do hotel. Mas, depois adquiri experiência e tirei de letra”, contou Carla Cristina Silva, moradora do bairro de Peixinhos, sobre seu estágio no Internacional Palace.
A qualificação visou não somente o desenvolvimento profissional, mas também pessoal. Além das questões técnicas, a formação trabalhou a auto-estima e apresentação pessoal com oficinas sobre valorização da mulher, de maquiagem, de como se vestir e se comportar, colaborando para romper a desmotivação e asdificuldades do cotidiano vivenciadas por estas mulheres. “Quero arranjar um emprego com carteiraassinada. Minha auto-estima estava muito baixa, tinha me acomodado.Termino o Travessia (projeto de educação para adultos, do governofederal) esse ano para conseguir um emprego. Agora não páro mais”, afirma a aluna Albanita Freitas.
O Programa – Financiado pela União Européia e executado pela Fundação AVSI em parceria com a ONG CDM, governo do estado de Pernambuco e Prefeitura de Olinda por meio do Programa PROMETRÓPOLE, o Programa tem como meta inserir os participantes no mercado de trabalho. “Nosso objetivo é que estes adultos possam trabalhar e gerar renda. A ação não acaba com a formação”, afirma a coordenadora local do Projeto, Ana Bianchi.
Colaboração de Clara Arôxa





0 comentários:
Postar um comentário