Seminário discute Projetos Integrados de Urbanização



30.06.2011 - As experiências de urbanização realizadas no Estado, frutos de parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil foram discutidas, na tarde desta quarta-feira (29/06), no Seminário "Uma Experiência de Desenvolvimento Urbano Integrado em Pernambuco – Projeto Comunidade Viva”. O encontro, que reuniu mais de 200 pessoas entre gestores dos Governos Estadual, Municipal, Federal, representantes do Banco Mundial, da União Européia e da sociedade civil, aconteceu, no Cineteatro da Faculdade AESO, na cidade de Olinda.

Dando início a solenidade, o prefeito Renildo Calheiros, comentou sobre a importância de eventos que tratam da integração de projetos sociais aos de infraestrutura urbana. “O Brasil passa por um período de grande crescimento econômico e urbano. Entretanto, áreas como as da educação, saúde e saneamento básico ainda precisam avançar. Por isso é importante apoiarmos iniciativas como as da Fundação AVSI, ONG CDM e tantas outras instituições que se esforçam para mudar essa realidade social”, afirmou.

Durante o evento, os palestrantes puderam compartilhar algumas experiências de ações integradas, dentro de uma política de desenvolvimento urbano nacional, estadual e municipal. De acordo com o representante legal da AVSI no Brasil, Fabrizio Pellicelli, o principal indicador do desenvolvimento de um país é a educação. “Para nós o objeto do desenvolvimento é a pessoa e isso só é possível a partir do acesso a educação. O nosso próximo desafio será ampliar a experiência do Projeto Comunidade Viva para que outras comunidades consigam transformar a própria realidade”, salientou.

Na ocasião, a estudante Amanda Suellen, beneficiada pelo Programa do Jovem Aprendiz, agradeceu a oportunidade emocionando todos os presentes com o seu depoimento. “O curso superou as minhas expectativas. No começo foi difícil superar tanto preconceito. Mas, no decorrer do curso consegui superar as dificuldades e amadureci profissionalmente. Sou muito grata pela oportunidade que me foi dada e torço para que outros jovens tenham a mesma oportunidade”, comentou.

Também participaram das discussões, a Gerente de Urbanização de Assentamentos Precários, do Ministério das Cidades, Alessandra D'Ávila Vieira; a secretária executiva de Articulação Institucional e Captação de Recursos, da Secretaria Estadual das Cidades, Ana Suassuna; a secretária de Obras do Município de Olinda, Hilda Gomes, o Gerente do PROMETRÓPOLE pelo Banco Mundial, Thadeu Abicalil; a assessora para Assuntos de Cooperação da União Européia, Maria Cristina Araújo; o secretário executivo de Urbanização Integrada, Enisson Hipólito, a coordenadora da Fundação AVSI, Lareyne Almeida e a coordenadora social do PROMETRÓPOLE, Neide Zaidan.

O seminário foi é realizado pela Fundação AVSI, em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio do PROMETRÓPOLE, Prefeitura de Olinda e ONG CDM - Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.
Por Karen Fon - Prometrópole






0 comentários:

Postar um comentário