Comunidade Viva realiza oficinas de orientação profissional


24.05.2010 - Trabalhar a postura no mercado de trabalho, auto-estima e superação de desafios. Estas são as temáticas centrais das oficinas de orientação profissional realizadas com adultos do Programa de Geração de Renda do Projeto Comunidade Viva. Durante os dias 19, 20 e 21, as oficinas foram desenvolvidas com 60 participantes das formações nas áreas Têxtil e de Alimentos, no Centro Tecnológico do Nascedouro de Peixinhos, em Olinda.


Junto aos participantes, foram levantados e discutidos fatores que influenciam e facilitam a inserção no mercado de trabalho e as posturas adequadas quando já se está trabalhando. O grupo ressaltou que a determinação, cordialidade com o cliente e a boa comunicação são fatores fundamentais exigidos pelas empresas. Já os fatores que contam negativamente no emprego levantados pelo grupo foram a falta de pontualidade, a má aparência e segundo os alunos, até a idade e a localidade de moradia.


Além das oficinas de orientação profissional, desenvolvidas pela equipe técnica da AVSI, foi realizada uma palestra com o SEBRAE, com foco no empreendedorismo individual. Voltada para as pessoas que querem montar seu próprio negócio, a palestra foi facilitada pelo analista, Luiz Nogueira, que abordou temáticas como taxas e impostos do empreendedor individual, aposentadoria por tempo de contribuição e por idade, bem como vantagens da formalização para a sociedade e para o empreendedor.


Após 3 meses de oficinas no SENAI e das oficinas de orientação profissional, o próximo passo do programa de Geração de Renda refere-se ao ingresso no mercado de trabalho. Os alunos se comprometem em ter uma postura profissional adequada. “Vivia em casa sem fazer nada. Agora, eu pretendo trabalhar e não vou decepcionar porque sei cumprir com meus objetivos”, diz Waleska Santos, que participou da qualificação em Alimentos. Além do empenho dos alunos, a equipe do Projeto realiza articulações com empresas públicas e privadas para inserção dos adultos. 16% deles já estão trabalhando com carteira assinada.























0 comentários:

Postar um comentário