Jovens Aprendizes começam a trabalhar nas empresas

04.06.2010 - Chegou a hora de começar a colocar em prática o que aprenderam no SENAI e a adquirir novos conhecimentos. Este é o momento vivenciado pelos jovens aprendizes de pedreiro do Projeto Comunidade Viva. No último dia 17 de maio, 50 jovens começaram a trabalhar com carteira assinada em construtoras de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e até no município de Suape.

A experiência vem rendendo bons frutos tanto para as empresas (já são 25 engajadas) quanto para os jovens. “Achei interessante essa experiência com o aprendiz, e mesmo as obras tendo muitas atividades e prazos, o acompanhamento aos jovens não atrapalha, já que eles já vêm com o conhecimento da teoria-prática das aulas no SENAI”, diz o mestre de obras da construtora Exata, José Roberto do Nascimento.

O programa de Aprendiz vem acompanhando a atual fase de ascensão da construção civil. “A experiência com jovens aprendizes nesta área (pedreiro) é muito interessante, principalmente neste momento, em que há uma demanda grande por mão de obra, e principalmente a mão de obra destes aprendizes que é qualificada, ressalta o engenheiro da Moura Dubeaux, Marcos Antônio.

O respeito aos aprendizes, a postura com a mulher nas obras, o conhecimento que vem sendo adquirido, a relação com o mundo do trabalho são fatores que tem levado os jovens a avaliarem a experiência positivamente. “Está sendo uma experiência nova e interessante. Estou gostando muito”, conta Dacenildo P.Santos (20) aprendiz da Pernambuco Construtora. Para Arianne Durack (23), a receptividade dos funcionários e a não rejeição pelo fato de ser mulher são fatores muito importantes no trabalho que está desenvolvendo na Construtora Dallas.

O Programa de Aprendiz tem colaborado para que os participantes tenham novas perspectivas que vão além do trabalho atual que vêm desempenhando. “Depois dessa experiência, desejo fazer o curso técnico em edificações”, sonha David Anderson dos Santos (18) que vive sua primeira experiência de trabalho na AVELOZ Empreendimentos.

Com duração de um ano, o programa de Aprendiz tem uma carga horária de 960h distribuídas entre teoria e prática. Durante toda a formação no SENAI e na prática nas empresas, os aprendizes são monitorados pela equipe técnica da AVSI, que acompanha tanto o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.



3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns SENAI e Projeto Comunidade Viva.
Que esses jovens aprendizes use com saúde e se aprimore cada vez mais a profissão que escolheram, com respeito e humildade e agradecimento a oportunidade que lhes deram.

Unknown disse...

Parabéns ao Projeto, Estou Feliz em Participar dessa Familía...
Feliz por Tudo, Obrigado a Deus e a Comunidade Viva..
Um BeijO ;*

Margarete Santos

Tatiana Oliveira disse...

Me emocionei ao ver o resultado exitoso do projeto do qual fiz parte. Parabéns a tod@os os envolvidos e principalmente à equipe da AVSI PE que realizam o trabalho com paixão, garra e comprometimento. Um beijo no coração de cada um e PARABÉNS aos Jovens Aprendizes, que vocês tenham um futuro brilhante pela frente EM NOME DE JESUS.

Postar um comentário