Encontro discute tecido social de Olinda

Fortalecer a relação de parceria com as organizações comunitárias, refletir sobre o tecido social de Olinda e planejar conjuntamente os temas que serão abordados nos futuros encontros. Esta foi a pauta do I Encontro Formativo do Projeto Comunidade Viva realizado ontem na sala Multiuso, do Nascedouro de Peixinhos, em Olinda.

Contando com a presença de 55 participantes de 30 organizações da sociedade civil do Varadouro, Azeitona, Peixinhos, Beberibe, Caixa d’Água e Passarinho, além da gerência social da Unidade Executora Municipal de Olinda e da Fundação AVSI, num primeiro momento, foram definidos os temas para os próximos encontros, sendo estes: gênero e raça, turismo sustentável, rede social, gestão ambiental do Rio Beberibe, conceito e funções dos conselhos e programas e projetos da prefeitura de Olinda e governo de Pernambuco.

Representantes das entidades falaram da importância de se promover o debate crítico “Não existem programas que trabalhem a consciência social, é importante que o povo crie uma consciência, não adianta falar enquanto ela não muda”, afirmou Dona Socorro, do Clube de Mães da Boa Nova, em Caixa d’Água.

No segundo momento do Encontro foram divulgados os resultados obtidos ao longo da pesquisa realizada de março a junho com as 80 entidades da sociedade civil que mapeou o perfil das mesmas apontando suas dificuldades, perspectivas, áreas de intervenção e articulações realizadas por elas.

Planejados para acontecer a cada dois meses, os encontros formativos que contam com o apoio do Centro Tecnológico do Nascedouro de Peixinhos, tem como objetivo promover o debate a cerca de temas relevantes para a sociedade civil, buscando levar pessoas e instituições de referências nas áreas a serem discutidas. “A equipe pretende não só trabalhar os temas, mas também mostrar como eles se inserem dentro das comunidades”, disse Ana Bianchi, coordenadora local do Projeto.

Conheça aqui os principais resultados da Pesquisa






0 comentários:

Postar um comentário