Pesquisa mapeia 80 entidades comunitárias e aponta a sustentabilidade como um dos principais desafios destas organizações

Os resultados da pesquisa realizada com as entidades as organizações da sociedade civil do Varadouro (UE07), Azeitona (UE11), Peixinhos (UE12), Beberibe (UE13), Caixa d’Água (UE15) e Passarinho (UE17), de março a junho deste ano, foi novamente divulgada no I Encontro Formativo do Projeto Comunidade Viva. Dessa vez as informações foram mais detalhadas e divididas por áreas Unidades de Esgotamento (UE´S), delimitações dadas pelo às áreas de intervenção do Projeto.

Aplicada com 80 entidades, observou-se que apesar de 54% delas existir a mais de 10 anos, a maior dificuldade está relacionada à sustentabilidade (principalmente financeira).Quanto à área de atuação, a cultura desponta com 75%, índice que remete ao próprio perfil do município de Olinda. Na área da educação, o reforço escolar é uma prática assídua devido ao baixo nível de escolaridade das comunidades.

Com relação às modalidades de contratação dos colaboradores 93% conta com trabalho voluntário e 95% delas não cobram pelo serviço realizado. As perspectivas destas organizações é de poder ampliar parcerias, obter mais financiamento e sede própria.

0 comentários:

Postar um comentário