União Europeia faz missão de monitoramento ao Comunidade Viva

15.03.2010 - Com o objetivo de monitorar as atividades sociais e financeiras do Projeto Comunidade Viva - executado pela Fundação AVSI em parceria com a ONG CDM, o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura de Olinda, por meio do Programa PROMETRÓPOLE – a União Europeia representada pela consultora Ângela Tonini, realizou do dia 08 a 12 de março uma missão à Olinda.

Relevância, eficiência, eficácia, sustentabilidade e impacto foram os pontos analisados durante a visita, iniciada com uma reunião de abertura para apresentação das ações gerais do Projeto. A reunião contou com a presença dos parceiros do Comunidade Viva representados pelo secretário de articulação e desenvolvimento social do governo do estado, José Patriota, bem como a gerente-geral do PROMETRÓPOLE, Analucia Cabral, pelo secretário executivo de urbanização integrada, Enisson Hipólito e pela assessora de diretoria da AVSI, Lareyne Almeida.

Além das reuniões com os parceiros, a missão acompanhou algumas atividades do projeto como a formação de jovens aprendizes, a qualificação de adultos, a capacitação em desenvolvimento institucional e o financiamento de projetos de organizações comunitárias. A consultora conversou com o público-alvo que contou como tem sido a experiência vivenciada “A capacitação para entidades ampliou as perspectivas das instituições. Foi muito bom, o conteúdo, a troca de experiências e o conhecimento da realidade de outras organizações”, relatou a representante da creche Mont Alverne, Irmã Gorete.

Mesmo sendo uma visita de monitoramento, foram feitas algumas avaliações do que foi visto durante a semana, tendo o Projeto se destacado nas áreas de relevância social, articulação política, gestão financeira e apropriação dos beneficiários. “Num tempo curto (um ano) o Projeto já conseguiu bons resultados”, afirmou Tonini que também sugeriu que as negociações da AVSI com outras secretarias estaduais e municipais continuem para agregar novas ações ao território além das que já estão sendo financiadas pela União Europeia. “Só o governo tem aporte para executar em grande escala”, finaliza a consultora.

Reunião na Casa de Xambá (Beberibe) com entidades contempladas com o financiamento de Projetos e Reforma da sede das instituições

Reunião na Associação Vila das Mulheres Pedreiras com jovens aprendizes e organizações que participaram da capacitação com foco no desenvolvimento institucional


1 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço a todos e todas que contribuem com o sucesso do Projeto Comunidade Viva!
Forte Abraço,
Danielle Luna

Postar um comentário