A oficina será oferecida para 25 jovens, entre 12 e 21 anos, das comunidades de Santa Tereza, Ilha do Maruim e Ponte Preta. Na ocasião, as alunas puderam conhecer os materiais que serão utilizados durante as aulas, para a confecção de roupas e acessórios. As aulas acontecerão durante três dias da semana, com turmas no turno da manhã e da tarde.
De acordo com a professora, Silvaneide da Silva, a oficina será uma ótima oportunidade para as adolescentes da comunidade. “O nosso maior objetivo é ocupar o tempo dessas meninas com atividades produtivas para que elas não fiquem vulneráveis ao crack e a prostituição. Aqui elas aprenderão a criar peças e customizar roupas, podendo utilizar alguns materiais que já tenham em casa, e quem sabe futuramente ganhar algum dinheiro com isso”, afirmou.
Joyce Reis, de 14 anos, uma das beneficiadas com a ação, disse estar ansiosa para começar as aulas. “Será muito melhor aprender alguma coisa nova, do que ficar na rua sem ter o que fazer. Se tudo der certo poderemos até abrir uma lojinha depois”, comentou. Além dessa oficina, as adolescentes irão assistir a filmes e documentários sobre os direitos e deveres do cidadão. “Nós estamos tentando resgatar essas mulheres da marginalidade, prostituição e das drogas, para que elas se sintam parte integrante da sociedade. Queremos resgatar a cidadania. Porque elas fazem parte da história da cidade de Olinda, mas precisam aprender mais sobre a história e a cultura da própria cidade”, concluiu Pai Ivan de Oya, coordenador da associação Espírita Cultural Ilê Axé Oya Egum.
As aulas estão previstas para terminar no inicio do mês de dezembro. Para finalizar o curso, os idealizadores do projeto irão organizar um desfile com todas as peças produzidas durante a oficina. Ao final do curso, as alunas poderão ficar com o material produzido.
Nesta segunda-feira (19), a Organização Religiosa Africana Santa Bárbara - Nação Xambá, também iniciou o Projeto Alimentando o Corpo e a Mente, com a oficina de alimentos que beneficiará 40pessoas. A ação tem o objetivo de contribuir para a inclusão de crianças, jovens, adultos e idosos do Quilombo de Xambá na conscientização para a leitura e o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras. No dia 30 de julho está previsto a abertura do projeto Criança Multi, da Associação Cultural e Educacional Nova Opção – ACENO. A ação pretende prevenir e combater a violência infantil, por meio de atividades educacionais e culturais.
O projeto Comunidade Viva tem o objetivo de integrar as ações de urbanização de áreas de baixa renda do PROMETRÓPOLE e do Programa de Aceleramento do Crescimento – PAC, do Governo Federal, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da participação das organizações comunitárias e do seu diálogo com as entidades e o Poder Público. A ação – financiada pela União Europeia - também visa melhorar os indicadores de trabalho e renda, com atenção particular à questão de gênero nas comunidades de Passarinho, Caixa D'Água, Beberibe, Peixinhos, Azeitona e Varadouro, devido ao seus elevados índices de pobreza.
Fonte: Assessoria de Comunicação PROMETRÓPOLE
0 comentários:
Postar um comentário