Encerrada qualificação de pedreiro. 57% estão empregados

13.05.2010 - O Projeto Comunidade Viva, realizou nesta quinta-feira (13), no Centro Tecnológico do Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, a entrega de certificado da qualificação de pedreiro de alvenaria e acabamento. Dos 26 formandos, 15 já estão empregados.

Durante o evento foi anunciada a contratação de 10 pedreiros de alvenaria pela construtora Diagonal. Seu Marcos André foi um dos contemplados, e após sete anos desempregado se emociona com a oportunidade. “Desde 2003, estou sem trabalho. Antes trabalhava como zelador de condomínio e com sete filhos para criar agora posso dormir em paz, porque sei que o pão de cada dia nunca mais vai faltar na minha casa”, salientou.

A capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, de Água Fria possui uma carga horária de 240 horas. De acordo com a técnica em edificação, Andreza Pyrrho, a grade curricular conta com 60% de aulas práticas, sendo este um diferencial do curso.

“O aluno sai da instituição preparado para disputar uma vaga no mercado de trabalho”, comentou Andreza.Na ocasião, os formandos participaram de uma dinâmica de grupo que teve o objetivo de avaliar o curso e assistiram a um vídeo, elaborado pela equipe da AVSI, com imagens do período de aprendizagem.

Para a aluna Silvana Maria Gomes Feitosa, 44 anos, a capacitação ajudou a levantar a sua auto-estima. “Eu sempre admirei os profissionais da área de construção civil e agora posso realizar um sonho. Meu pai era servente de pedreiro e nunca teve a oportunidade de melhorar de vida. Hoje com o meu diploma posso realizar um sonho”, afirmou Silvana.

A solenidade encerra o ciclo de capacitações do Programa de Geração de Trabalho e Renda, com a qualificação profissional de 150 adultos nas áreas de camareira, têxtil, alimentos e edificação. “O trabalho continua. Agora os esforços estão voltados para promover articulações com instituições públicas e privadas e facilitar a inserção destas pessoas no mercado de trabalho”, avisa a coordenadora local do Projeto, Ana Bianchi.

O evento contou com a participação dos parceiros do Projeto: a Gerente Geral do PROMETRÓPOLE, Analúcia Cabral, o Secretário de Urbanização Integrada de Olinda, Enisson Hipólito, e da equipe da AVSI, PROMETRÓPOLE e Prefeitura de Olinda. O Comunidade Viva tem ainda como parceiro a ONG CDM sendo financiado pela União Europeia e acontece nas áreas de Passarinho, Caixa D'Água, Beberibe, Peixinhos, Azeitona e Varadouro – tida como as mais vulneráveis de Olinda.

Por Karen Fon – Assessoria de comunicação do PROMETRÓPOLE





0 comentários:

Postar um comentário