Projeto Comunidade Viva entrega certificados



03.05.2010 - Foi em clima de emoção que o Projeto Comunidade Viva, executado pela Fundação AVSI em parceria com o PROMETRÓPOLE, entregou os certificados dos cursos de alimentos e têxtil, nesta segunda-feira (3), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI de Paulista. Os 75 formandos integram o Programa de Geração de Trabalho e Renda para jovens e adultos do município de Olinda. Com duração de três meses, a capacitação oferecida pelo SENAI possui carga horária de 200 horas de aulas práticas e teóricas.


Manipulação de alimentos, panificação e confeitaria foram algumas técnicas apreendidas no curso de alimento. Já no curso de têxtil, os alunos aprenderam técnicas de customização, desenho de moda, modelagem e costura industrial.


A coordenadora pedagógica do SENAI, Carla Abigail, comentou sobre a transformação dos alunos durante o curso. “No decorrer das aulas o comportamento deles já muda, porque eles passam a visualizar uma perspectiva de crescimento tanto pessoal como profissional. É muito gratificante fazer parte desse processo de inclusão social, porque são pessoas que precisam de uma chance e aqui eles estão tendo esta oportunidade”, afirmou Carla.


Durante a solenidade, a gerente geral do PROMETRÓPOLE, Analúcia Cabral, parabenizou os formandos e lembrou que o sucesso profissional só depende da força de vontade deles. “Essa parceria é de grande importância para o Estado porque está proporcionando capacitação profissional de qualidade. Espero que eles tirem proveito desse curso e se aperfeiçoem mais. O importante é acreditar no próprio potencial e correr atrás das vagas de emprego”, salientou Analúcia.


Já o Secretário Executivo de Urbanização Integrada de Olinda, Enisson Hipólito, falou sobre a importância da parceria com a Fundação AVSI para o desenvolvimento de ações sociais no município. “Esse trabalho vem preencher uma lacuna que tínhamos na área social. Porque não adianta a Prefeitura e o Estado fazer obras de urbanização sem proporcionar a essas pessoas uma maneira de progredir, de ter um trabalho digno”, concluiu o secretário.


Na ocasião, as alunas Viviane Xavier e Ana Cristina da Silva, dos cursos de alimento e têxtil, respectivamente, agradeceram a oportunidade de fazer parte do projeto. “Essa capacitação transformou as nossas vidas. Nela aprendemos a como se portar numa empresa, recebemos dicas de higiene e de limpeza. A única coisa que precisamos é de uma oportunidade para colocarmos em prática tudo o que aprendemos aqui”, afirmou Viviane.


Quem encerrou a solenidade foi o diretor do SENAI de Paulista, Vicente Calazans que explanou sobre o momento de oportunidades que o Estado se encontra com a instalação de empresas em Suape. “Pernambuco vive um período de crescimento econômico, mas as vagas de emprego só serão ocupadas por pessoas capacitadas, por pessoas como vocês que hoje possuem um certificado e que estão preparados para o mercado de trabalho”, frisou.


Após a cerimônia, os participantes conferiram o trabalho realizado pelos formandos do curso de alimento, com a exposição de doces, salgados e pães, enquanto que os alunos do curso de têxtil expuseram desenhos, roupas customizadas e acessórios confeccionados durante as aulas. Também estiveram presentes no evento Francesco Carreta, dono do restaurante Dom Francesco, em Olinda, e representantes da Mota Pio Confecções.


O Projeto Comunidade Viva tem o objetivo de integrar as ações de urbanização de áreas de baixa renda do PROMETRÓPOLE e do Programa de Aceleramento do Crecimento – PAC, do Governo Federal, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da participação das organizações comunitárias e do seu diálogo com as entidades e o Poder Público. A ação também visa melhorar os indicadores de trabalho e renda, com atenção particular à questão de gênero nas comunidades de Passarinho, Caixa D'Água, Beberibe, Peixinhos, Azeitona e Varadouro, devido ao seus elevados índices de pobreza.




Por Karen Fon - Assessoria COmunicação PROMETRÓPOLE












0 comentários:

Postar um comentário