Entidades da Sociedade civil e governo debatem sobre o bolsa família


07.10.2010 - Nesta quinta-feira (7), o Projeto Comunidade Viva realizou o VII encontro formativo, no Centro Tecnológico do Nascedouro de Peixinhos, em Olinda. Políticas sociais: um olhar sobre o Bolsa Família foi o tema do último encontro promovido pelo Projeto que teve o objetivo de debater a eficácia do programa, bem como apresentá-lo de forma mais detalhada aos representantes comunitários. O evento contou com a presença de representantes da sociedade civil, Fundação AVSI, PROMETRÓPOLE e Prefeitura de Olinda.

Na ocasião a secretária executiva de desenvolvimento social, cidadania e direitos humanos de Olinda, Vera Ferreira, apresentou aos convidados o programa Bolsa Família e quais as especificações para receber o benefício. A secretária ressaltou ainda a descentralização do atendimento ao programa realizado agora nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a integração deste a outros serviços, como tarifas sociais de água e luz, carteira do idoso, isenção de taxa de concursos públicos, por meio do cadastro único (CadUnico).
“Este é programa carro-chefe do governo e que tem um grande impacto na vida das pessoas. Por isso a importância de debatê-lo trazendo alguém do governo para dialogar com a sociedade civil”, afirmou a coordenadora local do Projeto Comunidade Viva, Ana Bianchi.

Divididos em dois grupos, os representantes comunitários elencaram os pontos positivos, negativos, avanços, desafios e dificuldades do Programa Bolsa Família. Também foram abordados problemas como a falta de fiscalização, pessoas que se enquadram no perfil do programa e não estão sendo beneficiadas, enquanto outras pessoas não têm o perfil, mas recebem o benefício do Governo. Como avanços os participantes elencaram a assiduidade das crianças na escola e os cursos oferecidos para os inscritos, apesar de estes serem um dos critérios para participar do Programa.

Este foi o sétimo e último encontro formativo promovido pelo projeto Comunidade Viva junto às organizações da sociedade civil. Os encontros formativos tiveram como objetivo fortalecer político e institucionalmente as entidades, trazendo à luz do debate temáticas de interesse social.

Fonte: Assessoria Comunicação PROMETRÓPOLE


0 comentários:

Postar um comentário