Projeto Comunidade Viva recebe a visita de Secretário de Estado


09.10.2011 - Nesta terça-feira (09), o secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, visitou o Projeto Comunidade Viva, no município de Olinda, desenvolvido pela Fundação AVSI em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio do PROMETRÓPOLE e Prefeitura de Olinda com financiamento da União Europeia. Também participaram da visita o Gerente Geral do PROMETRÓPOLE, Márcio Viana, o representante legal da Fundação AVSI no Brasil, Fabrizio Pellicelli; a coordenadora de projetos da Fundação AVSI, Lareyne Almeida, a coordenadora social de Olinda, Lígia Sette e parte da equipe técnica do PROMETRÓPOLE e do Projeto Comunidade Viva.

A primeira parada aconteceu na Associação Nossa Voz em Ação, uma das seis entidades beneficiadas com o financiamento de R$ 30 mil pelo Projeto Comunidade Viva. Com o recurso, a associação implantou o Projeto Terceira Idade em Ação que desenvolve um trabalho pioneiro, no município de Olinda, oferecendo atendimento gratuito de fisioterapia e terapia ocupacional para 120 idosos de baixa renda, do bairro de Peixinhos e adjacências. “Tenho problema nas articulações e passei três anos esperando atendimento no SUS. A minha vida estava ficando cada vez mais difícil porque passei a depender das pessoas para fazer atividades simples como pentear o cabelo e cuidar da casa. Agora com esse serviço estou conseguindo ter uma vida mais independente e as dores diminuíram bastante”, afirmou a aposentada Ivanise Peres, umas das contempladas com o Projeto. O espaço também desenvolve oficina de artesanato que proporciona aos idosos um momento de lazer e socialização.

A formação técnica de 90 jovens aprendizes na área da construção civil foi outro projeto de sucesso visitado pela comitiva. A capacitação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, de Água fria, com duração de um ano e carga horária de 932 horas. De acordo com a coordenadora social da AVSI, Tatiana Belo, a formação dos jovens é pioneira no Estado e a iniciativa se enquadra na lei da aprendizagem Nº 10.097/2000, no qual determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem entre 5% e 10% de jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. “Esse é um trabalho pioneiro no Estado e desenvolvemos em parceria com Ministério do Trabalho que passou a notificar as empresas que descumprem a lei. Dos 90 jovens inscritos inicialmente, 78 permanecem no curso e já estão empregados. Desse total 50% é composto por mulheres”, afirmou. Os adultos também foram contemplados com o projeto de geração de renda e receberam capacitações nas áreas de alimento, camareira, construção civil e têxtil. Ao todo 150 adultos foram qualificados e receberam acompanhamento psicossocial, pedagógico, além de orientações sobre o mercado de trabalho.

Durante o encontro, os representantes do Centro de Estudos e Apoio às Escolas das Comunidades – CEAEC, a Associação Cultural e Educacional Nova Opção – Aceno, a Creche Brasileirinhos, a Organização Religiosa Africana Santa Bárbara - Nação Xambá e a Associação Espírita Cultural Ile Axé Oya Egum, contemplados com o financiamento de R$ 30 mil, apresentaram o trabalho desenvolvido após a aquisição do recurso. Juntas, estas organizações beneficiam 540 famílias, do município de Olinda, com ações nas áreas de educação, saúde, cultura, bem como a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Outra ação prevista é a reforma da sede das entidades; Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças - GCASC, a Associação de Moradores de Caixa D’Água – ASMODAC e a Creche Mont’Alverde que juntas atendem mais de 500 crianças da região. As reformas serão executadas com recursos da contrapartida do Governo do Estado, na ordem de R$ 240 mil e estão previstas para iniciar no começo do mês de dezembro.

Para o secretário, José Patriota, o Projeto Comunidade Viva mostra que a promoção da cidadania e o acesso da população de baixa renda ao desenvolvimento é possível. “O Governo de Pernambuco trabalha para promover a melhoria da qualidade de vida da sua gente e as mudanças já estão acontecendo. A inserção de jovens mulheres já é uma realidade. Isso mostra que as barreiras do preconceito estão dando lugar ao comprometimento social. Estou muito feliz em ver que, juntos, estamos conseguindo mudar a realidade do nosso Estado, dando oportunidade e transformando a vida dessas pessoas”, salientou.



Entidades que receberam financiamento de Projetos dão seu encaminhamento

1 comentários:

Oleg disse...

Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

Postar um comentário