AVSI participa de seminário sobre Aprendizagem em Pernambuco


30.11.2010 - Discutir os avanços e dificuldades no ano de 2010 e compartilhar novas propostas para 2011. Este foi o foco do seminário Aprendizagem em Pernambuco “Direito do adolescente, Obrigação da empresa, Dever do Estado, Compromisso da sociedade”, realizado, hoje, pelo Ministério do Trabalho e Emprego no auditório da superintendência regional de trabalho e emprego (SRTE), no Recife.

Além do Ministério do Trabalho, participaram da mesa de debate entidades formadoras e promotoras da Aprendizagem como a Fundação AVSI, que realiza desde 2009 junto ao SENAI de forma pioneira no estado o programa Saberes e Fazeres na Construção Civil que está formando 90 aprendizes de pedreiro com o financiamento da União Europeia em parceria com o governo do estado, a prefeitura de Olinda e a ONG CDM. Além da AVSI, apresentaram propostas, bem como dificuldades enfrentadas e desafios, o SENAI, SENAC, SEST/SENAT, a Escola Dom Bosco, a OAF, o Instituto Shopping Recife, o CIEE e a ESPRO.

Os principais desafios apontados pelas entidades formadoras referem-se aos financiamentos para manter um programa de aprendizagem, ao alinhamento da aprendizagem com a educação básica dos aprendizes, que apesar de cursarem ensino médio apresentam grande defasagem no ensino, o que confronta bastante com as exigências do mercado de trabalho e a sensibilização do empresariado com relação aos benefícios da Aprendizagem não apenas para o jovem, mas também para a empresa.


Em 2011, um dos desafios do Ministério do Trabalho será também de sensibilizar as empresas quanto à Lei. Hoje, o número de vagas para aprendizes na Região Metropolitana do Recife é bem maior do que o número de programas de formação e consequentemente de aprendizes. Só na RMR há 22.703* vagas para aprendizes (cotas) em diversas áreas, mas apenas 706 delas estão sendo preenchidas.

*Dados do Ministério do Trabalho e Emprego.


Apresentação do Programa Saberes e Fazeres na Construção Civil realizado pela AVSI

Dra. Nanci Lourenco, fiscal de Aprendizagem do MTE. "Nosso compromisso vai além da fiscalização. É de formar cidadãos", pontuou.

0 comentários:

Postar um comentário