Primeira turma de aprendizes de pedreiro é formada em Pernambuco


14.01.2011 - A emoção tomou conta da formatura da primeira turma de Jovens Aprendizes de pedreiro do estado de Pernambuco, desenvolvido durante todo o ano de 2010 pela Fundação AVSI, em parceria com a ONG CDM, a Prefeitura de Olinda e o Governo de Pernambuco, por meio do PROMETRÓPOLE, junto ao SENAI. A cerimônia de encerramento aconteceu no Cineteatro da Faculdade AESO, em Olinda, nesta sexta-feira (14).

A solenidade contou com a presença da secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes; a representante do Governo de Pernambuco/PROMETRÓPOLE, Carolina Magalhães; a coordenadora de Aprendizagem do Ministério do Trabalho, Nanci Lourenço; a coordenadora pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria – SENAI, Laura Leão, representante da Construtora Dallas, Fernanda Martins; a coordenadora geral de projetos da AVSI, Lareyne Almeida e Márcia Durack, representante das famílias dos formandos.

O Programa do Jovem Aprendiz é uma iniciativa pioneira em Pernambuco, sendo esta a primeira formação de aprendizes de pedreiro pleno no Estado. Além da formação em pedreiro de alvenaria e acabamento, o curso, com carga horária de 932h, também incluiu conteúdo de gesseiro, eletricista e bombeiro hidráulico. Ao todo, 90 jovens participaram do curso, sendo 60% deste público formado por mulheres.

“Esse é um momento muito especial na vida desses jovens. Foi um ano de muitas conquistas e desafios. No primeiro momento o Programa teve de sensibilizar as empresas para contratarem jovens que tinham a teoria, mas precisam vivenciar a prática da profissão. Depois esbarramos no preconceito de gênero, mas conseguimos driblá-lo, com a inserção das meninas no mercado de trabalho. Agora com o diploma nas mãos as possibilidades se ampliam e a vida desses jovens se enche de esperança”, comentou Márcia Durack.

Durante a solenidade, os representantes das quatro turmas falaram das experiências e homenagearam a equipe do Projeto Comunidade Viva e os professores. “O Programa nos proporcionou coisas que antes achávamos impossíveis. Meninos e meninas sem perspectivas e hoje cheios de sonhos e com um futuro pela frente. Esse diploma é a prova de que deixamos de ser aprendizes e nos tornamos profissionais”, afirmou a formanda Luciana Priscila.

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), o Programa do Jovem Aprendiz fez valer pela primeira vez no estado a lei da aprendizagem Nº 10.097/2000 com relação ao aprendiz de pedreiro. A lei da Aprendizagem determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem entre 5% e 15% de jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando o ensino médio ou já o tenham concluído.

Durante a realização do Programa, também foram articuladas mais de 20 construtoras que passaram a contratar os jovens em formação. Todos os 78 jovens que permaneceram no curso foram contratados pelas empresas e hoje contam com os benefícios do trabalho formal, recebendo um salário proporcional às horas trabalhadas. Alguns, que já terminaram o período de Aprendizagem, foram contratados.

Por Karen Fon – Assessoria Comunicação PROMETRÓPOLE


Coordenadora Pedagógica do SENAI - Laura Leão


Oradora e formanda - Luciana Priscila


Márcia Durack, mãe da jovem aprendiz homenageada, Ariane Durack



0 comentários:

Postar um comentário